O Poder da Marca - Como está sua marca hoje?

Olá pessoal, sou Oseane analista de marketing aqui da Define e aqui nesse material vou falar um pouco sobre como uma marca pode valer Ouro! Vamos lá?

Quando perguntamos a alguém, o que ele sabe sobre marca, logo vem na mente um monte de logotipos super tradicionais.

Apesar de não estar incorreto, o conceito sobre marca é mais amplo do que criar um nome e ter um símbolo gráfico diferenciado como forma de identificação. A marca envolve a experiência que será passada ao cliente para transmitir seus valores e a percepção, englobando os 5 sentidos – ou os mais adequados para o seu tipo de negócio, quando aplicados – para trabalhar a identificação de uma empresa e seus produtos ou serviços.

Isso significa que, mais do que contratar um designer para a sua empresa e transformar o nome dela em um formato visual de identificação, todos os demais elementos que envolvem o seu negócio e estão em contato com os consumidores atuais e potenciais fazem parte da representação de uma marca.

Isso envolve tudo aquilo que, quando o cliente entra em contato com sua empresa, produtos ou serviços, represente o que ela é. Essa percepção contribui para a identificação da empresa e, assim, pela preferência na hora da decisão de compra. Por isso que o discurso tem que corresponder com a qualidade esperada e com a realidade do seu negócio.

Você já percebeu que as marcas se adaptam aos costumes do cliente? No início, as marcas só se preocupavam com as vendas. Existiam poucas linhas de empresas, muita burocracia, tecnologia inacessível e era muito fácil escolher um produto devido as poucas variedades no mercado. Resumindo, poucas empresas e muitos consumidores:

- PRIMEIRO MOMENTO:

Isso foi mudando de acordo com o comportamento do consumidor e em um segundo momento, já se trabalhavam mais o marketing focado nos diferenciais dos produtos, resultando num mercado onde os diferenciais eram muito claros.

- SEGUNDO MOMENTO:

Hoje em dia, asmarcas fazem muito mais de que um bom produto feito pela melhor tecnologia disponível com o melhor custo benefício. Hoje elas se preocupam em como esse produto, ou serviço irá influenciar na vida e no bem-estar do consumidor. Essa é tão falada “fórmula do sucesso”.

Se formos analisar o mercado atual, perceberemos muitas empresas com facilidade de implementação de ferramentas e tecnologia para otimizar tempo e custo, temos também uma alta competitividade pelos preços e qualidade. 

- TERCEIRO MOMENTO:

 

Preço, tecnologia, qualidade e variedade... tudo isso deixou de ser um diferencial, hoje é praticamente uma obrigação!

Cada vez mais os valores intangíveis estão sendo atribuídas as marcas, criando personalidades para que os clientes vejam como sua marca é única.

Vou citar alguns exemplo de grandes marcas que mudaram sua comunicação para transformar seus consumidores em fãs e defensores de suas marcas.

OMO Progress, repare a comunicação de uma propaganda mais antiga. Tudo focado na estrutura, equipamentos, pessoas... Tudo isso para te proporcionar o branco mais branco. Assista!

Agora veja um comercial recente e perceba a mudança de locução. Tudo focado no relacionamento, em como o OMO está com você para sua família ser “feliz”.

Outra grande marca que podemos perceber essa mudança é “O Boticário”, além de dar mais vida e delicadeza ao logo, com formas mais modernas e simpáticas, essa grande marca deixou de dizer que a beleza da mulher é o que mais importa, para a abordagem de que o que importa é ser feliz e correr atrás do que mais importa. Assista aos vídeos e perceba a diferença nas abordagens de interação Marca X Consumidor.

Comercial Antigo O Boticário

Comercial Atual O Boticário

O assunto” MARCA” é muito amplo, e hoje vamos nos concentrar na Identidade das marcas.

Aí vai a primeira pergunta: Será que sua aparência e nome definem realmente quem você é?

Muitas empresas ou profissionais liberais, tem um logo feito pelo “sobrinho” ou em sites que fazem logos com alguns cliques e geralmente esse imagem não representa quem é na essência. Mas não podemos deixar de nos adequar, pois as marcas devem se “conectar” as pessoas, e isso só é possível, se houver uma empatia, uma personalidade por trás dessa marca.

Essa personalidade deve ser representada para que a mesma seja condizente com sua aparência, para que assim seja evitado decepções, pois as pessoas irão formar uma opinião sobre você, quer você queira, quer não!

Por exemplo:

Com qual das duas mulheres abaixo, você faria um investimento de alto risco na bolsa de valores?

 

Imagino que, como a maioria das pessoas, você respondeu que faria com a senhora de preto, não é mesmo?

Pro que? Ela parece mais inteligente? Mais séria?

E se fosse contratar uma arquiteta?

Você precisa construir um ambiente na sua empresa para atender um público de mulheres que sejam mais exageradas e menos introspectivas, quem você chamaria?

Imagina então, que a figura dessas mulheres fossem marcas. A da esquerda precisaria de um esforço muito maior para fazer uma venda com você pois ela passa manos seriedade menos segurança.

Isso se aplica totalmente quando se refere a Identidade Visual de sua marca. Ela deve transmitir através da comunicação visual, a sua verdadeira essência.

Mas, o que é uma identidade visual?

É o conjunto de elementos formais que representam visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço.

O que faz com que minha Identidade visual seja eficiente?

Coerência com o posicionamento. Seu sistema de identidade visual realmente está transmitindo aquilo que está na essência da sua marca?

Aí vai um exemplo claro do que estou falando:

Veja essa imagem, observe as paredes, a cortina, os móveis e até mesmo a camareira. Qual dos logotipos abaixo, você apostaria que seria a identificação desse hotel¿

 

Percebeu como a identdade visual representa exatamente nossa essencia¿

Um logo deve ter pregnância, consistencia e narrativa.

 

Pregnância:

Um exemplo disso é nossa própria marca que está sendo levemente modernizada e atualizada.

Seu cliente lembrará facilmente da sua identidade?

Concistência:

Sua identidade fala por si só, ela é consistente em todos os pontos de contato?

 

Narrativa:

O seu logo tem uma narrativa por trás, um conceito que represente os valores da sua marca? Ou é apenas um desenho?

 

Todas essas boas características que citamos são inseridas no projeto com estudo da forma, cor, tipografia, proporções, semiótica e outros.

Vou deixar aqui um exemplo de apresentação de identidade visual, onde você terá acesso a uma marca com Pregnância, Consistência e Narrativa:

Analise sua marca e se perceber que precisa causar mais identidade de seu logo com sua empresa, então fique a vontade para falar conosco e tirar suas dúvidas de como você pode ter um projeto incrível como esse:

 

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