Loja Virtual: Saiba por onde começar no novo normal

A procura por e-commerce em Rondônia antes da pandemia vinha numa crescente interessante, e, após a determinação de isolamento social a busca de empresas para migrarem para o mercado de vendas on-line ampliou-se ainda mais.
Pode-se dizer que todos que lerem esse post, de forma direta ou indireta foram impactados pela pandemia. Hábitos como passar álcool em gel nas mãos frequentemente, uso de mascaras, perda do emprego, ou ainda, ter um conhecido infectado pela doença.

Dentro dessa perspectiva alarmante de crise de saúde e econômica, um dos mercados que saiu praticamente ileso foi: o mercado digital através do e-commerce. Quem apostou neste mercado não fechou as portas. Ao contrário, passaram a adotar a venda online como maneira de mitigar a perda de receita de suas lojas físicas e, outros, aumentaram seus investimentos em ferramentas de venda e marketing digital.

O mundo inteiro vem passando por um novo normal, e em Rondônia não é diferente, porém esse novo chegou no final de março para o início de abril. No antigo normal, até então quatro entre dez brasileiros já tinham feito compras pela Internet. E agora, podemos afirmar com certeza que este número aumentou ainda mais.

Com toda essa aceleração na mudança de comportamento e restrições comerciais, uma dúvida recorrente dos clientes que nos procuram, neste processo de migração é: Quanto custa e quanto tempo se leva para se ter uma loja virtual, qual plataforma devo utilizar?

Podemos afirmar que, estas são dúvidas relevantes, mas não são as mais importantes para que a sua loja virtual tenha sucesso.

Uma série de questionamentos e estudos devem ser levados em consideração antes de se pensar em abrir o e-commerce. Neste artigo vamos apresentar os principais procedimentos para se ter uma loja virtual regularizada e de sucesso. Confira:

1 – Planejamento

O passo mais importante em qualquer atividade é o planejamento, do contrário as chances de resultados insatisfatórios aumentam.
Definir o público alvo, entender bem o produto e definir fornecedores é essencial para o sucesso de negócios físicos e também on-line. Documente tudo de forma escrita e não se esqueça do budget para marketing e também da definição da logística.
Esse último entendemos com um dos mais importantes no passo do planejamento.

2 – Identidade Visual

Depois de tudo planejado, deve-se começar a colocar a mão na massa e o segundo passo sem dúvida é a identidade visual. Lembre-se, nada adianta estar tudo lindo no papel, mas com uma aparência nada agradável. Caso isso ocorra o seu negócio não irá passar credibilidade e as chances de vendas caem drasticamente. Essa etapa deve ser realizada junto a profissionais experientes que irão definir um padrão visual em toda criação relacionada a sua marca. A marca é o maior ativo da empresa e o insucesso dessa etapa pode arruinar o seu negócio.

3 – Segurança

O uso de certificados digitais (SSL) garante mais segurança nas transações eletrônicas e isso reflete diretamente na experiência do usuário no seu e-commerce. O SSL irá trazer mais segurança na troca de informações entre um visitante e o servidor que hospeda o site. O Certificado de segurança também minimiza o risco de furto de informações, invasões e alterações na estrutura da loja, entre outros. O mesmo ainda é obrigatório no próximo passo: Formas de pagamento.

4 – Formas de pagamento

Ter uma cobertura ampla quando se trata de formas de pagamento, garante a não desistência no processo de compras do seu e-commerce. As formas de pagamento podem ser contratadas junto ao seu banco ou operadoras de cartão de crédito. Existe ainda os grandes players de soluções de pagamento como, PagSeguro, PayPal, PicPay e outros.
Esta etapa irá afetar o investimento que você irá fazer para implantar a loja, sendo assim informe antecipadamente ao profissional especialista em e-commerce e evite surpresas.

5 – Marketing

O processo de marketing inicia-se no planejamento e uma vez implantado o e-commerce, deve-se imediatamente torna-lo conhecido. Comparamos sempre esse processo com a venda de uma casa. Digamos que você coloque a sua casa a venda e não coloca uma placa de venda e também não informa a ninguém. Qual será o resultado? Ou abra uma empresa física e não coloque uma fachada? Já sabemos o resultado, certo?
Tratando-se de loja virtual o investimento em marketing digital não pode ser deixado de lado, isso porque os consumidores buscam muito na internet procurando por informações sobre o produto antes de decidir pela compra.

6 – Logística

Garantir a entrega mais rápida e segura aos seus clientes é um diferencial e tanto. Por isso esta etapa começa no planejamento. Além de proporcionar um bom atendimento, ter uma boa logística também fará com que você tenha vantagem competitiva e uma grande fatia de mercado.
Lembrando o custo com frete reflete diretamente no valor final do produto e, portando deve se colocar tudo na ponta da caneta.

7 – Legislação

O Código de Defesa do Consumidor e o Decreto nº 7.962/2017, mais conhecido como Lei do E-commerce, regem a legislação desse tipo de comércio. O primeiro foi criado muito antes das lojas virtuais existirem, por isso não possui elementos específicos para esse tipo de negócio. Já o segundo, completa as lacunas faltantes no CDC e tem como frentes prioritárias: o atendimento ágil e eficaz; informações claras e visíveis; e o direito ao arrependimento.

8 – Abertura do e-commerce

Atuar de forma legal é obrigatório a todo tipo de atividade e deve-se observar algumas
regulamentações funcionamento legal perante ao governo e órgãos regulamentadores.
A loja virtual não é diferente quando se trata de regulamentação. Devendo possuir um registro de CNPJ, seguir os procedimentos de registro na Junta Comercial e a liberação na Prefeitura do município onde está sediado o negócio.
Um e-commerce regularizado reflete na credibilidade junto aos cliente e traz segurança jurídica de que todas as operações estão sendo feitas legalmente.
Procure a associação comercial de sua cidade e contrate um contador para auxiliá-lo com todos os procedimentos legais, tributários e financeiros.

Ainda com dúvidas? Entre em contato com o nosso time que teremos o prazer em te ajudar nesse processo.

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