Entenda o que são Arquétipos e como eles são usados por pequenas e grandes marcas!

Bom, pra começar, arquétipos são padrões responsáveis por moldar pessoas, objetos, conceitos e criações de forma geral. Essa palavra vem do grego “arkhétypon” que significa original e padrão.
Entendendo o que são os arquétipos, é possível relacioná-los ao marketing digital de forma que destaquem as marcas e atraiam aqueles que se identificam com o arquétipo da marca.

Por isso, segmentar seu público pensando no comportamento, não só em idade e gênero, pode trazer muito mais benefícios à sua marca, uma vez que, ao usar os arquétipos, cria-se uma personalidade. Isso facilita uma conexão de relacionamento com seu público alvo por estarmos em uma era em que vemos as marcas como extensões de nós mesmos e buscamos aquelas que se manifestam de acordo com nossas crenças

Dessa forma, é possível usar arquétipos para relacionar a sua marca a uma personalidade. E existem doze tipos de arquétipos que podem se usados para sua marca.
Abaixo a listagem destes com as algumas das marcas que exploram cada um:

  • O inocente: Inspira pureza, simplicidade e positividade sobre si mesmo e o mundo. Desse modo, ele deseja viver sua plenitude e o paraíso.

    CocaCola

  • O sábio: Deseja controlar, mensurar, avaliar e validar, além de estimular o ato de pensar. Ele acredita que através do conhecimento possamos conhecer e chegar a grandes lugares.

    Veja

  • O herói: É disciplinado, esforçado, corajoso e tem orgulho disso. Busca direcionar seus esforços em ser o melhor e sempre se destaca pelas escolhas ousadas e pela superação das falhas.

    Nike

  • O fora da Lei: Ele é desajustado, desprezado, rebelde, inquieto e sempre disposto a quebrar as barreiras do cotidiano. É por causa dessas características que as pessoas o desprezam.

    HarleyDavidson #Apple

  • O explorador: Este arquétipo está muito associado à geração Y, pois está em constante movimento, não tolera regras e amarras da vida, além de estar sempre querendo descobrir o mundo e suas novidades, e de ter grandes ambições.

    LandRover #Jeep

  • O mago: Procura por leis fundamentais que governam o funcionamento das coisas, pela mudança da realidade e do senso comum. Por meio desses preceitos, o mago busca conceder pedidos e realizar sonhos.

    Mastercard #Redbull

  • A pessoa comum: Está associada aos sentimentos amenos e tranquilos, seu objetivo é se inserir na sociedade de forma efetiva e factiva. Ela não expõe suas convicções, assim, consegue preservar sua identidade.

    Hering #Havaianas

O amante: Se caracteriza pelo culto ao belo, pela valorização do romance e do sexo. Personalização é o ponto principal. Sensualidade, ousadia e intimidade são as palavras que mais ouvimos em propagandas deste arquétipo.

Chanel #Dior

  • O Bobo: Deseja ser acei
    to pelo grupo, mas pelo o que ele é: seu jeito espontâneo e brincalhão de ser, despreocupado com a vida, engraçado e acessível.

    Pepsi #Skol

  • O Cuidador/Prestativo: É encontrado em atividades relacionadas à prestação de serviços para indivíduos ou organizações, pois este é seu maior objetivo. Espera-se sempre carinho e afetividade nessas ações. Este arquétipo também busca a promoção de uma vida melhor aos seus clientes.

    Amazon #MédicosSemFronteiras

  • O Criador: Ele sempre tem boas ideias, é cheio de criatividade, adora buscar novos projetos, compartilhar conhecimento e valorizar suas ideias. Os traços artísticos ganham destaque neste arquétipo, além de ser um não-conformista.

    Disney #Lego

  • O Governante: Sempre no comando e no controle. Ele se mostra como o responsável e um líder nato. Se expressa com muita facilidade e sabe usar a persuasão, sem deixar o carisma de lado. Através dessas características, o governante consegue unir grupos e criar uma comunidade.

    PortoSeguro #IBM

Te desafio a chutar mais algumas empresas e seus arquétipos aqui nos comentários.
Vamos ver quem acerta, só pelo perfil da marca.

Leia Também

Preço justo, qualidade no atendimento e inovação não fazem mais parte da lista de...

Na hora de investir, muitas empresas cometem o erro de não diferenciar corretamente os dois termos: Marketing...

Pra quem é novo no comercio digital um dos pontos que deve ser levado em consideração na hora...

Muitas pessoas acreditam que home office é um sonho. Pode parecer uma excelente alternativa, e sim, pode ser,...

A procura por e-commerce em Rondônia antes da pandemia vinha numa crescente interessante, e, após a...

As marcas são parte do nosso cotidiano, estão presentes a todo momento em nosso dia a dia e no meio da...

O tempo não para, a vida continua. Não deixe as circunstâncias te pararem também! Se...

Coronavírus em Rondônia: sua empresa está sendo afetada? Sabe-se da iminência da...

 Após a publicação de  um site, a dúvida mais comum que aparece pelos clientes...

Olá pessoal, sou Oseane analista de marketing aqui da Define e aqui nesse material vou falar um pouco sobre...

Com o avanço tecnológico no que diz respeito à internet, inúmeros negócios e...

O WhatsApp criou um aplicativo voltado exclusivamente para pequenas e médias empresas. WhatsApp Business, ele...

Que as mídias sociais são ótimas ferramentas para alcançar o público alvo todo...

Graças à internet e a globalização, todos têm acesso à...

Hoje vamos fazer uma "rapidinha" sobre os termos propaganda, publicidade e marketing. Embora esses...

Mesmo com a aparição de mensagens instantâneas, redes sociais ou outras plataformas online,...

Este ano promete para o seu negócio, mas aqui vai uma dica importante: ou você muda sua...

O Facebook é a rede social de maior destaque no Brasil e com um bilhão de usuários ativos...