Bom, pra começar, arquétipos são padrões responsáveis por moldar pessoas, objetos, conceitos e criações de forma geral. Essa palavra vem do grego “arkhétypon” que significa original e padrão.
Entendendo o que são os arquétipos, é possível relacioná-los ao marketing digital de forma que destaquem as marcas e atraiam aqueles que se identificam com o arquétipo da marca.
Por isso, segmentar seu público pensando no comportamento, não só em idade e gênero, pode trazer muito mais benefícios à sua marca, uma vez que, ao usar os arquétipos, cria-se uma personalidade. Isso facilita uma conexão de relacionamento com seu público alvo por estarmos em uma era em que vemos as marcas como extensões de nós mesmos e buscamos aquelas que se manifestam de acordo com nossas crenças
Dessa forma, é possível usar arquétipos para relacionar a sua marca a uma personalidade. E existem doze tipos de arquétipos que podem se usados para sua marca.
Abaixo a listagem destes com as algumas das marcas que exploram cada um:
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O inocente: Inspira pureza, simplicidade e positividade sobre si mesmo e o mundo. Desse modo, ele deseja viver sua plenitude e o paraíso.
CocaCola
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O sábio: Deseja controlar, mensurar, avaliar e validar, além de estimular o ato de pensar. Ele acredita que através do conhecimento possamos conhecer e chegar a grandes lugares.
Veja
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O herói: É disciplinado, esforçado, corajoso e tem orgulho disso. Busca direcionar seus esforços em ser o melhor e sempre se destaca pelas escolhas ousadas e pela superação das falhas.
Nike
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O fora da Lei: Ele é desajustado, desprezado, rebelde, inquieto e sempre disposto a quebrar as barreiras do cotidiano. É por causa dessas características que as pessoas o desprezam.
HarleyDavidson #Apple
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O explorador: Este arquétipo está muito associado à geração Y, pois está em constante movimento, não tolera regras e amarras da vida, além de estar sempre querendo descobrir o mundo e suas novidades, e de ter grandes ambições.
LandRover #Jeep
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O mago: Procura por leis fundamentais que governam o funcionamento das coisas, pela mudança da realidade e do senso comum. Por meio desses preceitos, o mago busca conceder pedidos e realizar sonhos.
Mastercard #Redbull
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A pessoa comum: Está associada aos sentimentos amenos e tranquilos, seu objetivo é se inserir na sociedade de forma efetiva e factiva. Ela não expõe suas convicções, assim, consegue preservar sua identidade.
Hering #Havaianas
O amante: Se caracteriza pelo culto ao belo, pela valorização do romance e do sexo. Personalização é o ponto principal. Sensualidade, ousadia e intimidade são as palavras que mais ouvimos em propagandas deste arquétipo.
Chanel #Dior
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O Bobo: Deseja ser acei
to pelo grupo, mas pelo o que ele é: seu jeito espontâneo e brincalhão de ser, despreocupado com a vida, engraçado e acessível.Pepsi #Skol
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O Cuidador/Prestativo: É encontrado em atividades relacionadas à prestação de serviços para indivíduos ou organizações, pois este é seu maior objetivo. Espera-se sempre carinho e afetividade nessas ações. Este arquétipo também busca a promoção de uma vida melhor aos seus clientes.
Amazon #MédicosSemFronteiras
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O Criador: Ele sempre tem boas ideias, é cheio de criatividade, adora buscar novos projetos, compartilhar conhecimento e valorizar suas ideias. Os traços artísticos ganham destaque neste arquétipo, além de ser um não-conformista.
Disney #Lego
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O Governante: Sempre no comando e no controle. Ele se mostra como o responsável e um líder nato. Se expressa com muita facilidade e sabe usar a persuasão, sem deixar o carisma de lado. Através dessas características, o governante consegue unir grupos e criar uma comunidade.
PortoSeguro #IBM
Te desafio a chutar mais algumas empresas e seus arquétipos aqui nos comentários.
Vamos ver quem acerta, só pelo perfil da marca.
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