Desde quando marcas existem?

As marcas são parte do nosso cotidiano, estão presentes a todo momento em nosso dia a dia e no meio da nossa dinâmica social, elas estão ali representando produtos, atitudes e propósitos. Elas estão tão incorporadas no nosso dia que comumente as associamos a elementos do mundo físico e social ao qual estamos, um exemplo claro: “Garçom, me traz uma Coca-Cola bem gelada!”, ou “Querida você pode pegar o Bombril para mim?”.

Quando paramos para analisar como chegamos até as marcas como são hoje podemos começar nos nossos antepassados que viveram a mais de 70 mil anos atrás, onde o homem moderno conhece os limites do tempo e espaço e também toma consciência da vida e da morte. Sabendo que tudo tem um começo e fim ele sente a necessidade de registrar tudo aquilo que acontece a fim de prolongar aquelas experiências ali vividas.



Desenho mostrando o final de uma caçada (Cueva de las Manos) | Fonte: megacurioso.com.br
Ali era registrados os dias, quantidade de animais que foram abatidos, número de membros da família ou clã. Esses registros começam a ter significados para aqueles grupos, representando sua vivência, seus costumes. É interessante lembrar que essas figuras deram origem a todo o sistema de símbolos que conhecemos hoje, sinais de troca de mercadoria, escrita, sinais de orientações, signos de propriedade e etc.



Pinturas Rupestres | Fonte: medium.com
Com uma estética definida, os símbolos já por carregarem uma carga significativa passaram também a representar grupos. Uma das funções de marca mais antiga é a da representação de posse. Isso possivelmente surgiu da necessidade de um indivíduo de comunidades próximas diferenciarem por exemplo seu rebanho dos rebanhos próximos.


O sentido etimológico do termo marca deriva do germânico Marka – que significa sinal e poderia designar tanto a ação de marcar como também o instrumento usado para fazê-lo. Brand se origina da palavra nórdica brnd, que deu origem a brand do inglês antigo, que significava marcar o gado: gravar um símbolo a fogo no couro do animal.



Ferrete para marcar gado | Fonte: ideiademarketing.com.br
Por volta de 1550 o verbo ainda é utilizado para determinar a posse, mas ao final do séc. XIX também atesta o prestígio de mercadorias e bens de consumo.

As marcas como conhecemos hoje começaram a adquirir toda essa carga de significados quando no processo acelerado de industrialização no séc XVIII forçou as empresas a criarem símbolos para identificar e diferenciar os seus produtos. No Séc. XX as empresas já não eram mais lideradas por apenas uma pessoa ou família, então criou-se marcas justamente para representar aqueles grupos, aquela associação.

 
Com o crescimento exponencial de marcas no mercado no Séc. XX viu-se a necessidade de aprimorar o uso de marcas e como elas eram construídas e geridas.
Conseguimos então ter uma breve leitura de como as marcas foram mudando durante a evolução da humanidade e como sempre esteve presente no dia a dia do ser humano.

Bibliografia: Consolo, Cecilia Marcas: design estratégico. Blucher, 2015


 

Leia Também

Bom, pra começar, arquétipos são padrões responsáveis por moldar pessoas,...

Preço justo, qualidade no atendimento e inovação não fazem mais parte da lista de...

Na hora de investir, muitas empresas cometem o erro de não diferenciar corretamente os dois termos: Marketing...

Pra quem é novo no comercio digital um dos pontos que deve ser levado em consideração na hora...

Muitas pessoas acreditam que home office é um sonho. Pode parecer uma excelente alternativa, e sim, pode ser,...

A procura por e-commerce em Rondônia antes da pandemia vinha numa crescente interessante, e, após a...

O tempo não para, a vida continua. Não deixe as circunstâncias te pararem também! Se...

Coronavírus em Rondônia: sua empresa está sendo afetada? Sabe-se da iminência da...

 Após a publicação de  um site, a dúvida mais comum que aparece pelos clientes...

Olá pessoal, sou Oseane analista de marketing aqui da Define e aqui nesse material vou falar um pouco sobre...

Com o avanço tecnológico no que diz respeito à internet, inúmeros negócios e...

O WhatsApp criou um aplicativo voltado exclusivamente para pequenas e médias empresas. WhatsApp Business, ele...

Que as mídias sociais são ótimas ferramentas para alcançar o público alvo todo...

Graças à internet e a globalização, todos têm acesso à...

Hoje vamos fazer uma "rapidinha" sobre os termos propaganda, publicidade e marketing. Embora esses...

Mesmo com a aparição de mensagens instantâneas, redes sociais ou outras plataformas online,...

Este ano promete para o seu negócio, mas aqui vai uma dica importante: ou você muda sua...

O Facebook é a rede social de maior destaque no Brasil e com um bilhão de usuários ativos...