Como posicionar seu site na primeira página do Google?

 Após a publicação de  um site, a dúvida mais comum que aparece pelos clientes da agência é: O meu site irá figurar nos resultado de buscas do Google?
A resposta é muito simples: Apesar de todos os nossos sites possuírem padrões básicos de SEO, eles levam um tempo até serem indexados pelos buscadores ou mecanismos de pesquisa.

Neste artigo vamos abordar basicamente o Google como buscador, por ser ele responsável por 95% dos resultados de buscas no Brasil. E é importante saber que cada mecanismo de busca utiliza algoritmo próprio para indexar as informações e disponibilizá-la aos usuários.

Mas vamos lá! existe uma forma de acelerar este processo? Claro! Graças ao SEO isso é possível. Trocando em miúdos, é como se você vendesse algo em sua residência e de maneira alguma divulgasse isso, e forma mais simples de divulgação nesse caso é colocar uma placa no muro: Vendo geladinho. Com isso ao passar pessoas em frente a sua casa saberão que ali vende geladinho. O Google utiliza robôs para varrer a web atrás de conteúdos relevantes. Digamos que as pessoas são os robôs, que irão ler o conteúdo, consumir o seu produto e passar a informação para frente. Basicamente é isso.

Agora que você já sabe de forma simples como os robôs do Google trabalha, vou te explicar o que é SEO e por que ele é tão importante neste processo. Lembre-se que quanto mais entendermos o funcionamento desses algoritmos, mais fácil será a aplicação da técnica em nosso site e com isso aumentar a probabilidade de melhorar o posicionamento do nosso site nos resultados de pesquisa do Google.

O que é SEO?

Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca como a própria tradução sugere. Nada mais é do que um conjunto de técnicas que aplicadas corretamente, irão influenciar os buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada, com isso gerar conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta/reuniões e outros.

Vamos por a mão na massa?
Iremos apresentar 07 passos para a mágica acontecer =]

1º Passo - Palavras chaves
Um dos passos que parece simples, mas que na verdade é um dos mais importantes no projeto SEO são as palavras chaves. Elas irão definir a arquitetura do seu site.
Não faz sentido aparecer no topo das pesquisas por palavras que não estão sendo procuradas ou que são frias,  não é mesmo? Com base nisso faça uma busca por termos que de fato estão sendo buscadas pelo seu publico alvo na hora de pesquisarem e contratarem os seus produtos e/ou serviços. Isso chamamos de palavras quentes.

Ex: Uma palavra chave gera um tráfego de 3000 mil visitas no seu e site e 10 vendas, já a outra gera 500 visitas e 40 vendas. Qual é a quente? Vou deixar essa interpretação pra vocês rs.

Bom, para ter auxiliar no planejamento vou deixar 02 ferramentas gratuitas e 01 paga, mas que permite algumas consultas diárias:

1 - Google Analytics - Acompanhe os termos mais pesquisados do seu site;

2 - Planejador de palavras-chaves do Google - As palavras-chaves certas podem exibir seu anúncio aos clientes ideais. O Planejador de palavras-chave do Google Ads está aqui para ajudar;

3 - SEMRush - Palavras-chaves do concorrente - Descubra as palavras-chaves que estão gerando tráfego para o seu concorrente e monte a sua estratégia para "roubar" as visitas daquele site.

2º Passo - Title ou Título da página
O título da página sem dúvida é um dos itens que mais influencia no ranking do Google. Quando o usuário faz uma busca ele espera receber resultados que tenham relação com a palavra-chave buscada.
Do contrário não será boa experiência e ele possivelmente irá ignorar o resultado.

Dica: Não repita palavra-chave no título. O ideal é que a mesma tenha entre 50 e 68 caracteres e o que passar disso não será exibido ao usuário, e o Google não irá levá-la em consideração. Não repita títulos, procure ter um exclusivo para cada página do site.

3º Passo - Descrição matadora
A descrição não é mais um item levado em consideração no ranking das pesquisas, no entanto, ela é muito importante na tomada de decisão dos usuários.
Agora que você foi encontrado, é importante gerar o interesse pelos usuários clicarem no seu link.

Dica: Gaste esforço para digitar uma descrição curta, mas intuitiva. A quantidade de caracteres  exibidas no PC é de 160 e 130 caracteres em dispositivos móveis.

A descrição é o convite ideal para que  visitante clique no link e siga com a compra ou cadastro dentro do seu site.
Portando lembre-se de deixá-la o mais atrativa possível e não deixe de usar calls-to-action, indicando claramente qual a ação o usuário deve tomar, como: Clique e leia mais, compre agora etc.

4º Passo - Links internos
Crie links internos que levam para páginas dentro do seu próprio site. E lembre que os links não devem ser aleatórios, eles devem fazer sentidos e serem relevantes para o leitor.
Ex: Um conteúdo anterior que fará o leitor entender do que se trata o conteúdo atual.

5º Passo - Links externos
A quantidade de links externos apontados para o seu site é sem dúvida um item muito relevante para o rankeamento do site, uma vez que, o Google entende isso como autoridade no assunto, além de aumentar o tráfego. E, se o site que está apontando para o seu for de grande relevância, melhor ainda.

Dica: Faça troca de links com outros sites e portais, isso com certeza será bom para ambas as partes.

6º Passo - Mapa do site
Lembra da plaquinha de divulgação em frente a sua casa? Então, o Google disponibiliza em sua ferramenta Google Search Console a possibilidade de cadastrar um arquivo com o mapa de links do seu site. Esse arquivo normalmente é chamado de SITEMAP.XML. Com ele é possível ganho de tempo no tocante a indexação do conteúdo do seu site, já que iremos informar ao Google antecipadamente que o conteúdo existe.

Dica: Lembre-se que essa técnica não substitui uma boa arquitetura que facilite o rastreamento pelos robôs.

7º Passo - Redes Sociais
De forma indireta as redes sociais possuem impacto no SEO e sendo assim, não devem ser descartadas jamais.
Não basta gerar conteúdo para o site e esperar que as visitas "caiam do céu", nesse caso vale a pena acelerar o processo levando o conteúdo até o seu público alvo.

É aí que entra as redes sociais =] Difunda o seu conteúdo ao máximo, faça isso começando pelo seu perfil e aproveite também os grupos e influenciadores, sendo este último uma boa oportunidade.

Dica: Mesmo sendo um canal de relacionamento de pessoas com pessoas. As redes sociais contribuem de fato para o fortalecimento da marca, mas não deve ser esse o foco principal, mas sim foco no relacionamento com os consumidores.

Mesmo havendo controvérsias, acreditamos que as redes sociais afetam sim a decisão pelo Google, através da autoridade gerada. Sendo assim use e abuse das mesmas gerando conteúdo que aponte para o site e crie possibilidades de compartilhamento do mesmo.
Capriche nas descrições e não se esqueça de sempre apontar o link para o seu site ;)



Autor: Diego Oliveira - Analista de projeto SEO

Referências: #rd #seomarketing

 

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